sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

III Encontro dos Portos da CPLP em Luanda. Vai ser criada a Associação de Portos da CPLP

Os representantes dos Portos da CPLP de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe congratulam-se pela excelente organização do Porto de Luanda, que nos permitiu uma vez mais estreitar os laços de cooperação no Espaço da Lusofonia.

O estudo de mercado apresentado pela Associação dos Portos de Portugal demonstrou a existência de um forte potencial para o aumento das trocas comerciais entre os países da CPLP. Foram identificadas oportunidades que esperamos venham a ser consolidadas, no primeiro trimestre do próximo ano, com a apresentação do Relatório Final, em reunião a realizar em Moçambique.

Procedeu-se a aturada reflexão sobre os novos caminhos do transporte marítimo, tendo as intervenções evidenciado que as auto-estradas do mar, os sistemas de informação e o serviço logístico all in conferem aos portos um papel decisivo na criação de valor nas cadeias logísticas.

O papel das administrações portuárias na implementação do código ISPS, assim como na melhoria dos procedimentos de controlo de mercadorias foi considerado de capital importância para a melhoria da eficiência portuária.

Urge olhar para os portos como parcelas de maior relevância no processo logístico, entendendo este processo como estratégico, no sentido em que cria valor e permite a diferenciação. Construir plataformas logísticas como complemento dos portos é contribuir para criar valor à carga e aumentar a sua competitividade; a melhoria das infra-estruturas e a operacionalidade de um terminal portuário implica ganhos importantes na cadeia de abastecimento de um país ou de uma região.

Ficou clara a importância das Comunidades Portuárias no desenvolvimento dos portos.

Entendeu-se, no âmbito do espaço da Lusofonia, desenvolver um projecto integrado de formação de mão-de-obra portuária e marítima.

Decidiu-se constituir a Associação de Portos da CPLP, entendida esta como um instrumento de inegável valia no reforço da cooperação e também como entidade dinamizadora das acções necessárias ao incremento das trocas comerciais entre os países da CPLP.

Caberá a Cabo Verde organizar o IV Encontro de Portos da CPLP em 2011.

Fonte: Publico

Sem comentários: