terça-feira, 24 de julho de 2007

Peixe mais barato e Pescadores mais bem pagos


Peixe mais barato e pescadores mais bem pagos
O Governo quer saber como pode aumentar retorno para os pescadores e reduzir o preço do peixe no consumidor. Para isso, encomendou um estudo que visa desenhar cenários de forma a “trazer mais retorno ao pescador e reduzir o circuito de distribuição”, segundo o secretário de Estado Adjunto e das Pescas, Luís Vieira.
Actualmente, há uma grande diferença entre o valor pago pelo peixe na lota, ao pescador, e o preço a que o consumidor final compra o pescado. Nesse sentido, o Governo espera ter já em Agosto as soluções que podem passar pela diminuição do preço ao consumidor. O Governo está aberto para várias possibilidades, que possam ser apontadas pelo estudo, tendo como referência até experiências de outros países.
O estudo vai indicar também qual o destino da Docapesca, uma empresa detida pelo Estado e que tem várias lotas ao longo de toda a Costa, instalações onde é realizada a primeira venda de pescado, que tem apresentado nos últimos anos prejuízos avultados.

1 comentário:

Passarão disse...

Peixe mais barato que bem que soa,pescadores a ganharem mais ainda melhor.Receita para andar: vontade politica e mão firme , porque não vai ser fácil implantar esta medida, vão aparecer os intermediários a estrebuchar e sem quere perder direitos.
E os pescadores tem de vender menos à candonga , todos temos de remar no mesmo sentido