segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ambição pelo Poder

Muitas pessoas perguntam, o que leva determinados indivíduos a “divorciarem-se” dos Partidos que durante vários anos suportaram as suas candidaturas aos diversos órgãos autárquicos. O que os faz levarem a abandonar projectos e ideologias com as quais concordavam antes.
Quais as suas ambições e motivações?
Se nada dura sempre, se tudo tem um fim, se à vitória sucede a derrota, porquê correr atrás do poder?
Citando Edouard Blladur: “Para conquistar o poder, é simultaneamente necessário desejá-lo e necessário que outros o saibam. O Povo vai atrás daqueles que tentam seduzi-lo e não atrás dos que fingem resignar-se a ser desejados. O poder raramente é conquistado por acaso ou por abandono dos concorrentes.
Porquê correr atrás do poder? Para se afirmar face aos outros? Pelo prazer de ser poderoso? Pelo desejo de domínio? Pela necessidade de se sentir temido e admirado, de se ver no centro dos acontecimentos, de ter peso na vida dos outros, de ter uma vida que dê a sensação de plenitude, de poder imprimir a sua marca na História? Será por isso ou será para concretizar em actos as suas ideias, ao serviço da sua comunidade?
Não é a mesma coisa. Ou bem que o poder é um fim em si mesmo, ou bem que é apenas um meio para alcançar um fim que lhe é superior. Os povos querem sentir as duas coisas em quem lhes pede os votos”.
(…) "Quem algum dia se desviou do caminho do poder? Quem, de sua inteira vontade, renunciou a ambicioná-lo? Ninguém. O poder tem encanto, nele se encontra uma realização. O poder é um prazer que se procura e uma servidão de que se gosta, a expressão de uma vontade de domínio sobre os outros e de espírito de submissão ao papel que se assumiu. Nada como inventar deveres para justificar os direitos que se pretende alcançar.
O poder não é um apostolado, contrariamente ao que pretendem os hipócritas; a satisfação de uma ambição não basta para a tornar legítima. O povo exige que o político justifique a sua acção, antes de mais com os objectivos que se propôs e, depois, com o sucesso que obteve".

Sem comentários: