domingo, 24 de abril de 2011

Comemoração do 25 de Abril

Comemorar Abril, recordar a acção militar que derrubou a ditadura do governo de Marcelo Caetano que pôs fim a um período muito complexo das relações entre o Estado Novo e as Forças Armadas, cujo início se situa na eclosão da luta armada nas Províncias Ultramarinas.

Acção que foi desencadeada por duas senhas: a primeira transmitida às 22:55 H pelos Emissores Associados de Lisboa quando o locutor, conforme combinado com o Movimento MFA, anunciou: «Faltam cinco minutos para as vinte e três horas» e pôs no ar a canção E depois do adeus, cantada por Paulo de Carvalho, e pelas 00:25 H, a Rádio Renascença transmitia a canção da autoria de Zeca Afonso, Grândola, Vila Morena, dava-se assim ao inicio à “revolução dos cravos”e a queda da ditadura.

A data de 25 de Abril de 1974 constitui uma marca e são operadas a partir daí mudanças na sociedade portuguesa, a própria Constituição aprovada a 2 de Abril de 1976, não deixou de consagrar a continuidade de muitas transformações e de impulsionar outras. Pelo que a “Revolução de Abril”e o século XX e divide a sociedade em “antes e “depois”.

LIBERDADE

Ser livre é querer ir e ter um rumo

e ir sem medo,

mesmo que sejam vãos os passos.

É pensar e logo

transformar o fumo

do pensamento em braços.

É não ter pão nem vinho,

só ver portas fechadas e pessoas hostis

e arrancar teimosamente do caminho

sonhos de sol

com fúrias de raiz.

É estar atado, amordaçado, em sangue, exausto

e, mesmo assim,

só de pensar gritar

gritar

e só de pensar ir

ir e chegar ao fim.

Armindo Rodrigues

Sem comentários: