quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sines: TGV é um dos "grandes desafios" ao desenvolvimento - Deputados PS

Deputados do PS eleitos por Setúbal consideram o comboio de alta velocidade (TGV) como um dos "grandes desafios" ao desenvolvimento de Sines, pela sua "componente ambiental, de competitividade e de transporte moderno".

Falando em nome do grupo de quatro parlamentares que na segunda-feira efetuou uma visita a Sines, Eduardo Cabrita defendeu a "ferrovia" como um dos “grandes desafios ao desenvolvimento da região", pela sua "componente ambiental, de competitividade e de transporte moderno”.

"É o elemento fundamental para que Sines reforce a sua característica de grande porto da fachada atlântica portuguesa e seja o grande porto do mercado interno espanhol”, declarou aos jornalistas, frisando que "a ligação rápida a Madrid, por mercadorias, através da linha de alta velocidade mista, é uma componente decisiva que não pode ser adiada".

O deputado vincou que a ligação à capital espanhola em TGV é, “provavelmente, o mais importante investimento estratégico a realizar" em Portugal.

Eduardo Cabrita realçou os resultados “notáveis” que o Porto de Sines teve em 2010, já que “cresceu” no “ano da grande crise europeia”, estando a desenvolver “investimentos decisivos”.

“No Terminal de XXI [de contentores], por exigência do mercado, fruto do sucesso de Sines, estão a decorrer obras de ampliação do molhe, para que possa receber mais navios em simultâneo e de maior capacidade”, lembrou, considerando a gestão dos portos de Sines e de Setúbal como “exemplos de boa gestão pública”.

Eduardo Cabrita, Eurídice Pereira, Catarina Marcelino e Luís Gonelha, quatro dos sete deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, estiveram na segunda-feira em Sines, onde se encontraram com o presidente da Câmara Municipal, com a Administração do Porto de Sines e com militantes locais.

Fonte: Lusa

Sem comentários: