sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Adiada entrega pela CGD de 290 milhões à Artenius

As obras da fábrica da Artenius-Sines, do grupo La Seda Barcelona, estão suspensas a partir de hoje e por um mês, enquanto a empresa aguarda que a Caixa Geral de Depósitos liberte verbas de 290 milhões de euros.

"Haverá uma suspensão dos trabalhos a partir de 11 de Setembro, em princípio, até ao dia 15 de Outubro, sendo que poderão começar antes, mas este é o tempo previsto", confirmou hoje à Agência Lusa o director industrial da Artenius-Sines, Rui Toscano.
"O motivo é já do conhecimento público", disse, explicando que "tem a ver com o tempo necessário para a reorganização do grupo da empresa La Seda Barcelona". O responsável da nova unidade fabril, classificada como Projecto de Interesse Nacional (PIN), em construção no complexo industrial de Sines, assegurou que os "fundos só não foram postos à disponibilidade [pela Caixa Geral de Depósitos] porque a La Seda Barcelona está em reestruturação".
A obra, orçada em 400 milhões de euros, já comprometeu mais de metade, conforme avançou o responsável da empresa, em Sines, sendo que "150 milhões já foram pagos aos empreiteiros".
"Neste momento estão 250 milhões de euros em causa", acrescentou, explicando que da Caixa Geral de Depósitos (CGD) "falta libertar 290 milhões de euros".
Rui Toscano espera que um mês "seja o tempo realmente necessário para que se encontre a solução para prosseguir com o projecto sem interrupções", mostrando-se confiante de que "a partir do momento em que os fundos estejam libertados o projecto continuará de modo a concluir a fábrica".
A fábrica da Artenius, em Sines, tinha a entrada em laboração prevista para o início do próximo ano e, em Março, contava já com um atraso de três meses, sendo agora o atraso previsto de cerca de oito meses, devendo entrar em laboração entre o final de 2010 e o início de 2011.
A Artenius-Sines, que anunciou a criação de 150 postos de trabalho directo no início do projecto, tem actualmente o processo de admissão de trabalhadores parado, contando de momento com 30 funcionários, em "actividades inerentes à organização e manutenção".
A primeira pedra do empreendimento industrial foi lançada há um ano e meio, a 13 de Março de 2008, numa cerimónia em que o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que este "é um investimento para colocar Portugal na rota e no mapa da economia global do sector petroquímico".
O então ministro da Economia, Manuel Pinho, também presente na cerimónia, disse que a nova fábrica iria contribuir para atrair outros investimentos para a região, tendo lembrado que se trata de uma unidade industrial que deverá exportar cerca de "500 milhões de euros" por ano e criar cerca de "400 empregos directos e indirectos".
A Artenius-Sines tem prevista uma produção anual de 700 mil toneladas de PTA (ácido tereftálico purificado), uma matéria-prima extraída do crude utilizada para a produção de PET, que por sua vez é a base utilizada no fabrico de embalagens plásticas.
O grupo La Seda de Barcelona, detentora da Artenius-Sines, mantém actividades nas áreas de PTA, PET, Preformas, biodiesel e reciclados, sendo a nova unidade industrial de Sines a primeira unidade de produção PTA de raiz da La Seda em Portugal.
Fonte: Lusa

Sem comentários: