quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Avaliação dos professores elogiada

Rede Eurydice diz que Portugal foi dos poucos países a introduzir reformas radicais
Um relatório da rede de informação educativa na Europa (Eurydice), focado nos “níveis de autonomia e responsabilidades” dos professores no continente, elogia as reformas à carreira dos professores introduzidas pelo actual Ministério da Educação, considerando que Portugal está entre o grupo de países “que apontam o caminho em frente” no que diz respeito às condições de trabalho dos professores.
Ainda segundo os peritos do Eurydice que citam, entre várias referências elogiosas à política educativa nacional, a divisão das carreiras nas categorias de “professor” e “professor titular”, a diferenciação nas expectativas salariais e de progressão em função de uma avaliação de desempenho individualizada, e o facto de a participação (ou não) em acções de formação contínua ter efeito ao nível das carreiras. Não só permitindo (ao abrigo da avaliação) progredir mais depressa, mas também penalizando quem não as fizer, numa situação considerada “rara” a nível europeu.
O relatório considera mesmo que Portugal está entre os “muito poucos países” europeus, a par da Holanda e do Reino Unido, que “levaram a cabo um completo inquérito ao papel dos professores”, que “conduziu a reformas radicais no seu estatuto e condições de trabalho”.
Fonte: DN

2 comentários:

João Lemos disse...

É importante ler o relatório e verificar como a noticia foi construida! Impressionante...
Quem pretende servir semelhante texto?

PV disse...

é tudo muito bonito para quem só vê de fora e não constata as diferentes opções executadas nos países referenciados.

tens de ver o restante: condições de trabalho e vencimentos. alem de que em TODOS os outros paises d aEuropa és avaliado e podes chegar ao topo da carreira desde que sejas bom e não quando abre vaga. existem professores que só vão chegar ao topo da carreira quando alguem morrer.
numeros clausus para ser bom é muito afrente.
é a excelência com cotas.

abraxo

P.S. vai ver os outros sistemas de avaliação nos outros paises e dp comenta.