sexta-feira, 25 de abril de 2008

Toponímia de Sines homenageia figuras do concelho

Numa iniciativa integrada nas comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Sines procede, hoje dia 25 de Abril, ao descerramento de placas toponímicas em homenagem a cinco personalidades da história do concelho.

A figura homenageada mais antiga é João Daniel de Sines – O “Raspalhista” (1809 – 1878), conhecido no século XIX pela sua participação nas revoltas liberais e pelas inovações que introduziu na medicina da altura, trazendo para Portugal as doutrinas do francês Raspail. O seu nome será atribuído a uma praceta no Loteamento Bernardino e Cola ("Percebeiras").
O actual Parque Desportivo Municipal vai passar a chamar-se Parque Desportivo João Martins. João Martins (1927-1993) é o mais destacado atleta nascido em Sines, figura do Sporting Clube Portugal na década de cinquenta (fez parte do Sporting dos "5 violinos", que venceu quatro campeonatos seguidos, entre 1950/51 a 1953/54), tendo sido considerado um dos melhores avançados-centro da história do futebol português.

Joaquim Guerrinha (1913-1976) foi músico, mas o seu contributo para a sociedade portuguesa centra-se sobretudo no domínio do associativismo dos cegos e na tiflologia, a ciência que trata dos meios técnicos para auxílio do acesso ao conhecimento e à integração dos cegos na sociedade. O seu nome fica imortalizado na toponímia de Sines na via de ligação entre a Rua Maria Lamas e a Avenida General Humberto Delgado.

O quarto homenageado é António Lopes da Silva (1930-2005), um homem-bom de Sines cuja marca mais significativa na comunidade foi o seu trabalho nos Bombeiros Voluntários de Sines, dos quais foi comandante e onde permaneceu durante praticamente toda a segunda metade do séc. XX. Foi também autarca, eleito pelo PS, na Junta de Freguesia de Sines, e o seu nome dará nome a uma via entre a Rua João Mendes e a Rua da Vidigueira.

José Manuel Viana da Silva (1938 - 2007) foi professor de gerações de Sines e, durante décadas, um dos sineenses mais respeitados. Além da qualidade do seu trabalho e do seu exemplo para os alunos, foi autarca, sendo vereador antes do 25 de Abril e presidente da Junta de Freguesia de Sines no mandato 1986/1989, eleito pela CDU. A rua exactamente a sul da Piscina Municipal, entre a Escola Secundária Poeta Al Berto e a ZIL 2, receberá o seu nome.

Sem comentários: