quarta-feira, 30 de abril de 2008

Planeamento na Cidade de Sines


Para o dicionário, projecto, do verbo projectar: atirar para longe, para a frente, é a imagem de uma situação, de um estado que se pensa atingir; é também um trabalho, uma redacção preparatória, um primeiro estado. Esta definição continua a reflectir a ambiguidade da palavra confundida com a história de disegno, intenção, que vai transformar-se em desígnio (concepção, elaboração) e desenho (realização), e ilustra esta relação permanente entre concepção e realização. Da mesma forma nos podemos referir ao Planeamento de uma Cidade com os olhos voltados para o futuro, utilizando o mesmo processo a concepção, elaboração e a realização.
O desenvolvimento urbano requer a elaboração e implementação de exercícios de planeamento com um cariz estratégico e uma metodologia participativa, de forma a buscar sinergias e a articular as iniciativas dos agentes públicos e privados. O planeamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objectivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.
O que tem feito a Câmara Municipal de Sines nesta área:
a)Zona Histórica abandonada e degradada, zona sem vida, com a implantação do Centro de Artes nesta zona e sem uma estruturação adequada veio assim contribuir para a “morte”já anunciada do comércio local. Quando bem planeado o efeito deveria ser precisamente o contrário.
b)Mercado Municipal, equipamento com falta de manutenção por parte da C.M. de Sines, ao seja abandonado e em grande estado de degradação.
c)Parque Municipal de Campismo, outro equipamento abandonado pela C.M.S. com falta de manutenção e em grande estado de degradação
d)Feira Anual de Agosto, devido á falta de visão e de capacidade de estruturação da C.M. de Sines, esta decidiu suspender a feira, e assim terminar com uma tradição cultural do concelho.
e)Avenida Vasco da Gama, se a Câmara Municipal decidir encerrar a Avenida em 2008, tal como fez no ano transacto e durante três meses, fará um péssimo serviço a Sines, á comunidade e aos visitantes.
Poderíamos enumerar vários outros factos em que se prova a falta de planeamento por parte da Câmara Municipal de Sines, e do seu executivo CDU para Sines, mas estes agora evidenciados, já são um facto, e terá de haver uma mudança de liderança e de força política no nosso Concelho a bem do “Futuro de Sines” e das “novas gerações”.

Sem comentários: