domingo, 27 de janeiro de 2008

Pensar o Distrito de Setúbal



Conferência Distrital em Alcochete
Pensar o Distrito de Setúbal
25, 26, 27 de Janeiro de 2008

Ontem, Sábado, dia grande na conferência em Alcochete, onde reuniu cinco Secretários de Estado, e, Economistas de renome. Estiveram presentes também na conferência o Secretário-Geral da UGT, o Presidente da AECOPS, o Presidente da AERSET, contando também com grupos de empresários Espanhóis da Extremadura para debater o plano de desenvolvimento do Distrito de Setúbal.
No 1º Painel: Desenvolvimento Económico na óptica do Distrito de Setúbal.
Os economistas presentes na conferência, como Teodora Cardoso, João Ferreira do Amaral e Augusto Mateus, acreditam que o Distrito de Setúbal se pode tornar num importante pólo turístico do País.
2º Painel: Coesão Social, Dinâmicas Sociais e Multiculturalismo.
O responsável pelo Ordenamento falou na conferência sobre o futuro do Setúbal, um Distrito que terá, nas palavras do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, a maior “pujança de desenvolvimento económico e social do País”. Segundo informou, a região vai receber 22 milhões de euros para construir 1750 equipamentos sociais, dos quais mil serão creches, dando emprego a aproximadamente 750 pessoas.
3º Painel: Ordenamento do Território, Acessibilidades, Ambiente e Autarquias.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, admitiu ontem que o “Metro Sul do Tejo tem de ser repensado em função das novas infra-estruturas de transportes que foi decidido localizar na Península de Setúbal”. Falando do Distrito como o futuro coração logístico no Sul do País, Ana Paula Vitorino reconheceu que “neste momento já está a ser feito um plano de desenvolvimento do Metro Sul do Tejo, devido às novas infra-estruturas anunciadas para a região”.Relativamente à nova ponte Chelas-Barreiro, a secretária de Estado dos Transportes apontou que “com a travessia, os comboios directos entre Setúbal e Lisboa poderão fazer o percurso em menos de meia hora, o que significa uma redução de mais de metade do tempo de viagem”, frisou também a grande importância do Porto de Sines, e a sua Plantaforma Logística.

4º Painel: Empresas e Parcerias.
Julian Valverde, expôs o actual momento de desenvolvimento na região da Extremadura, e falou da grande importância que desenvolvimento económico no Distrito de Setúbal tem para os Empresários da Extremadura, com destaque para, Porto de Sines e Setúbal e o novo Aeroporto de Lisboa.

Sem comentários: