domingo, 26 de julho de 2009

Poluição afecta bebés do Litoral Alentejano

Baixo peso à nascença e partos prematuros são duas das variáveis estudadas pelos centros de saúde do Litoral Alentejano, que estão a analisar os efeitos da poluição do ar na saúde dos bebés nascidos desde 2007.
O estudo inclui todas as crianças nascidas no Alentejo Litoral entre 01 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2010, o que representa um total estimado de 3295 pares mãe/criança, 549 dos quais com origem no concelho de Sines.
O estado da saúde infantil é medido através da recolha de informações sobre a gestação, nascimento e crescimento das crianças, bem como de dados acerca do ambiente social e demográfico em que se desenvolvem os bebés, nas unidades de saúde dos cinco concelhos da sub-região (Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal).
Esta é uma forma de “conseguir explorar relações possíveis entre os poluentes ambientais e os problemas de saúde das populações”, explicou hoje à agência Lusa Fernanda Santos, que representa a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo no projecto.

Sem comentários: